O Diário da Pikitim é feito para quem gosta de viajar e para quem tem filhos, ou pretende vir a tê-los.
Pikitim é um nome inventado. É o apelido carinhoso que demos à nossa filha, quando ainda era bebé. O que nos caracteriza como pessoas, e como pais, é uma pulsão de viajar de uma forma inegável e irreprimível. Porque sabemos que o mundo é um lugar de paisagens inspiradoras, onde vivem pessoas boas, cidadãos que vale a pena conhecer.
No ano de 2012 realizámos um sonho, e levamos a Pikitim a conhecer uma parte do mundo, numa viagem à volta do globo que teve dez meses de duração. No final da viagem, ficamos com a certeza de que não fomos apenas nós quem foi mostrar o mundo à Pikitim; mas que foi também ela, com o seu olhar puro, a sua alegria contagiante e a sua infindável curiosidade, quem nos demonstrou que o mundo é ainda mais bonito e divertido.
Nestas páginas vai encontrar o testemunho verdadeiro de quem acredita que as fronteiras físicas e geográficas são cada vez mais ténues e que a maternidade é a maior e a mais definitiva de todas as viagens. E vai encontrar os relatos de alguém que deixou um emprego com que sempre havia sonhado – fui jornalista do Público durante 14 anos – para realizar um outro sonho: o de viajar pelo mundo em família.
O Diário da Pikitim é, pois, um espaço para todos os que têm asas, sonhos, projetos, vontades. Mesmo que tenham vindo a ser adiadas. Mesmo que continuem a parecer distantes. Nesta páginas poderão encontrar inspiração, dicas, informações úteis, notícias de promoções, relatos de experiências, sugestões de leitura. Para uma viagem à volta do mundo ou para uma escapadela num qualquer destino mais próximo.
Começamos a viajar logo que nos permitimos a sonhar com isso.
Este blogue é para vocês. Vão passando por aqui.
Luísa Pinto, a mãe Pikitim