Quem nos vai acompanhando desse lado, sabe que somos fãs incondicionais do Andanças. Fomos com a Pikitim pela primeira vez em 2011; falhamos o ano de 2012 pela razão que todos sabem (andávamos longe, ocupados a dar uma volta ao mundo, e percebemos, depois, que esse foi o ano da transição, em que o festival de Danças do Mundo saiu de São Pedro do Sul, passou provisoriamente por Celorico da Beira, até de instalar definitivamente na barragem de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide) e depois não falhámos mais. A Pikitim já foi sozinha com o pai, no ano passado fomos todos – já eu estava grávida – e este ano será a vez do bebé Tiago se estrear, com 11 meses. Uma excelente idade.
O gabinete de comunicação do festival teve a amabilidade de me enviar uma súmula do programa. E eu não posso fazer mais do que o partilhar convosco, e convidar-vos a juntarem-se a nós. O Andanças realiza-se de 3 a 9 de Agosto, na Barragem de Póvoa e Meadas, em Castelo de Vide. A organização é da PédeXumbo – Associação para a Promoção da Música e Dança.
Desde há vários anos que no Andanças se dá especial atenção às crianças e famílias que o visitam. Para estes públicos tão exigentes há um espaço de programação especializada e muito variada, o Espaço Criança, um anfiteatro natural, rodeado de sombras e natureza, com várias atividades a decorrer em simultâneo.
Este ano, o Espaço Criança será palco de variadas oficinas de danças – Capoeira, Colombianas, Indianas, Moçambicanas, Portuguesas, do Mundo, Urbanas, entre outras –, mas também de bailes, circo, teatro, oficinas criativas e de instrumentos, sessões de contos, oficinas de relaxamento, de meditação ou de yoga. Para os mais pequeninos, o Andanças tem também o Espaço Bebé, onde as crianças entre os 3 meses e os 8 anos podem descansar, entre contos e sonhos, em total segurança, enquanto os seus pais aproveitam um pouco mais o festival.
A entrada no Andanças é gratuita para crianças até aos 12 anos e as famílias com 2 filhos ou mais (com idade compreendida entre os 13 e os 18 anos) têm direito a desconto (venda no local).
Algumas atividades para crianças e famílias presentes Andanças 2015:
- Oficina de Taças Tibetanas para Crianças com Tânia Faísca;
- Yoga para crianças com Dharmakids;
- Oficina “Relaxamento para pais e filhos”, com Respira Fundo;
- “Geologia fora da caixa!”; “Trilobites & Dinossáurios”, “Construção de brinquedos científicos”; “Plantas em grandes Andanças”, “Jogos Matemáticos”; “Plantas fora da caixa!” com Munhac (Museu Nacional de História Natural e da Ciência);
- Teatro com Mala deViagem,
- Teatrinhos de Cortiça com Apis Domus;
- Roda de barro e oficina de Mandalas com Maria Poejo Artesanato;
- “Diversão com Rolos de Cartão”, com Reino dos Rolos;
- “Teatritos com pequenitos” com Marta Costa;
- Sessão de contos “Histórias de Dentes Afiados” com Ângela Ribeiro;
- Oficinas e Performance com Projecto Íris;
- Sessão de contos com Primigenius;
- Sessão de contos com Contabandistasde Estórias;
- Histórias de encantar com Árvore dos Patrimónios;
- Oficina “Acro-família” e espetáculo de circo interativo “Metamorfose Ambulante”, com Circus Vagabundo;
- Circo com CIA MadameNez Rouge;
- Oficina Desenho com a Natureza;
- Oficinas de Dança: Danças do Mundo com Hilde Van Hemelrijc; Dança Cigana e de Fusão com Geração Tecla.E5G; Danças Urbanas com Light Roots; Danças Colombianas com Roxana Suárez; Capoeira com Mestre Umoi, Danças do Mundo com Monica Sava; Rock n’Roll com Afonsto Costa; Danças Portuguesas com Mercedes Prieto; Danças Turcas com Sezen Tongus;·
- Bailes para crianças e famílias Hopsasa, baile de ritmos brasileiros com Kabeça Feita;
- Oficinas de instrumento: Percussão, com Arte Pura; “Música para todos”, com Yemadas.
Deixe um comentário