Elsa Lisboa podia ter mãe no meio do seu nome. É gestora e co-fundadora do portal Mãe-me-Quer e habituou-se a devorar tudo o que está relacionado com as questões da maternidade e da parentalidade. E as viagens, uma das suas assumidas paixões, está ali incluída, claro. “Levo-os para todo o lado, de avião de carro de barco ou bicicleta como costumo dizer, o que importa é ir. Mesmo a Luisinha já apanhou uns apertos em viagens de carro, começou logo com 2 meses para se habituar!”, diz Elsa. A paixão pelas viagens é transmitida aos filhos de todas as formas – e, a mais eficaz de todas, é fazê-las com eles: Grávida de três meses do Nuno, foi à China. Quando ele tinha quase três anos, foi à Jamaica. A viagem mais emocionante deu-se quando o Nuno tinha quatro anos, e foi conhecer a terra do pai Natal, na Lapónia. Para o próximo ano estão a programar uma viagem pela Europa em autocaravana.
Elsa Lisboa
- Idade 38
- Profissão Co-fundadora e gestora do portal Mãe-Me-Quer
- nº de filhos 2 a Luísa e o Nuno
- idades 1 e 7 anos
- Destino de sonho Não conseguimos eleger um, temos vários, a maioria para Oriente. Da nossa lista de destinos de sonho já riscamos dois; a China ainda sem filhos pela mão, mas com um filho na barriga e Rovaniemi, na Lapónia (a aldeia do Pai Natal) com o Nuno.
- Filme preferido Não tenho, o último que vi foi os Smurfs
- Livro de viagem preferido “Como eu vi todos os países do mundo (excepto um)” do José Megre. Todos os livros, revistas, blogs. … Tudo que fale de viagens e me passe pelos olhos, eu leio.
- Blog/site www.maemequer.pt
Quando te falam em viajar com crianças, qual é a primeira coisa que te vem à cabeça?
Dias felizes! Dias descontraídos sem pressas nem obrigações.
O que achas que é o melhor de viajar com os filhos?
Ter o privilégio de lhes mostrar o mundo, de incentivar o gosto pelas viagens, por outras culturas. Procurar as respostas para saber responder às perguntas (tantas!). Ver o mundo de outra perspectiva, a deles, ver coisas que provavelmente não veria nem me despertariam a atenção se não estivesse com eles. Gosto de olhar para o meu filho e perceber quando ele reconhece alguma coisa que está habituado a ver em livros ou na televisão. E gosto, acima de tudo, de estar com eles, só nós os 4, longe da nossa zona de conforto.
E o pior? Ou o mais difícil?
Para mim não existe pior ou mais difícil, muitas vezes também é difícil estar com eles em casa.
Qual foi a primeira viagem que fizeste com os teus filhos? Tinham que idades?
O Nuno entrou num avião pela primeira vez (se não contabilizar a viagem à China) com 8 meses, foram umas férias de praia em Fuerteventura. Com 2 anos meti-o num avião durante 9 horas, correu lindamente!
A Luísa ainda não andou de avião, a primeira viagem dela foi de carro com 2 meses, um fim de semana fora.
As viagens são programadas com muita antecedência? Quais são as prioridades e as preocupações tidas em conta no planeamento?
Eu ando sempre a planear a próxima viagem! Mas não planeio demasiado. Deixo sempre espaço para mudar de ideias. Até de destino! Com crianças não pode ser nada rígido. A única preocupação é não fazer um programa muito preenchido. Seleciono as coisas mais interessantes que podemos ver e fazer e depois preenchemos os dias com aquilo que gostamos mesmo de fazer. Nada de andar a correr de um lado para o outro.
Já viveste algum susto, já houve algum contratempo em viagem?
Não.
Viajavas mais vezes antes de teres filhos? Com que frequência viajas agora?
Viajava mais antes de ter filhos, mas o viajar menos agora não se deve ao facto de ter filhos, mas sim à atual conjuntura económica e à incerteza do futuro.
Tentamos e temos conseguido ir a um país diferente todos os anos. Viajamos também e sempre que possível pelo nosso país.
O que acreditas que vai ficar mais a memória das crianças após uma viagem?
Acredito que fica um pouco de tudo. Sempre que relembro ao Nuno alguma das viagens que ele fez, ele sorri e fala com entusiasmo do que fizemos. Não tenho a certeza que ele se lembre de tudo, principalmente das primeiras viagens, mas sente que foram dias bons e felizes.
E mesmo que algumas coisas não fiquem na memória deles fica na nossa, e ficam as fotografias! O que eu mais gostava que ficasse na memória, para além das aventuras em família, é o gosto pelas viagens, por conhecer o mundo, pela descoberta. Gostava que fossem pessoas que não estranhassem culturas diferentes. Que percebessem que o mundo que os rodeia é muito mais que o seu país e que existem muitas formas de se viver e ser feliz.
Que dica ou conselhos podes partilhar com quem esteja a pensar em viajar com os filhos?
Não stressar e não levar muita bagagem! Em todo o mundo existem crianças, por isso não é necessário levar a casa às costas;
Quebrar as regras! As crianças não têm de comer sempre sopa, se não der jeito ou não houver, não faz mal nenhum;
Não programar em demasia, deixar os dias fluírem. Deixar sempre tempo para as crianças fazerem o que lhes apetece como brincar num parque ou dormir.
Qual é o vosso próximo destino?
Estamos a programar uma viagem de autocaravana pela Europa no próximo verão.
Deixe um comentário