Ela costuma situar-se entre a malabarista louca e o coelho apressado da Alice, ao tentar arranjar tempo para os filhos (três), para o trabalho (jornalista) e para as muitas outras atividades e necessidades que fazem uma mulher feliz. E ela vai-nos contando, no blog “Cocó na Fralda”, o que a “encanita”, e o que a faz feliz. Uma dela foi ter posto a popularidade do seu blog ao serviço da realização de alguns sonhos dos seus leitores. Sónia Morais Santos também é uma viajante sempre que pode. Quando lhe falam em viagens em família pensa de imediato no “Vamos!”. Nas birras, se for caso disso, pensa depois.
Sónia Morais Santos
- Idade: 39
- Profissão: Jornalista
- Nº de filhos: 3
- Idades: 11, 8 e 3 (quase 4)
- Destino de sonho: Índia
- Filme preferido: Ui… A Vida é Bela. 21 Gramas. E Tráfico.
- Livro de viagem preferido: Todos os do Bruce Chatwin
- Blog: Coconafralda.clix.pt
Quando te falam em viajar com crianças, qual é a primeira coisa que te vem à cabeça?
Vamos!!!
O que achas que é o melhor de viajar com os filhos?
É poder ver os olhos deles brilharem a cada nova descoberta. É senti-los crescer tanto em cada viagem. E saber que ficam a falar nas nossas viagens a cinco por muito, muito tempo. Sinal de que foi importante, foi especial, foi único.
E o pior? Ou o mais difícil?
É mesmo aturá-los. As suas birras. Os gritos dentro de um carro, por exemplo. O mau comportamento dentro de um avião (com algumas criaturas muito pouco kids friendly a abanar a cabeça com um ar reprovativo). É ter de os ouvir reclamar se caminham demais. E ter de parar para almoçar e jantar porque têm sempre fome. E não poder beber e não poder sair à noite.
Qual foi a primeira viagem que fizeste com os teus filhos? Tinham que idades?
A primeira de todas? Tinha o Manel 4 meses – fomos para a Serra Nevada. Esquiávamos à vez. Depois, tinha ele uns dois anos, fomos ao Brasil. E nunca mais parámos.
As viagens são programadas com muita antecedência? Quais são as prioridades no planeamento?
Não. Meses, talvez. Não me preocupo muito. Levo roupa para todas as estações do ano (o tempo não anda lá muito confiável) e repelente, se for país de muita bicharada, e protectores solares… e medicamentos. Não me ralo muito com outras coisas.
Já viveste algum susto, já houve algum contratempo em viagem?
Não.
Viajavas mais vezes antes de teres filhos? Com que frequência viajas agora?
Viajava menos, porque tinha menos dinheiro. 🙂 Felizmente temos vindo a ter mais condições, com os anos. E, por isso, viajamos mais hoje do que antes.
O que acreditas que vai ficar mais a memória das crianças após uma viagem?
Todas essas coisas. Eles ainda hoje falam na viagem ao México, por exemplo. Porque nos divertimos imenso. Não ficámos só no resort (apesar de termos ficado e de eles também terem adorado essa parte mais burguesa da viagem). Fomos explorar a Riviera Maya, nos autocarros locais, sem mordomias ou mariquices. Horas a fio e a explorar grutas e pirâmides e foi incrível para eles.
Que dica ou conselhos podes partilhar com quem esteja a pensar em viajar com os filhos?
Ah… ir sem preconceitos, sem medos. As pessoas perguntam-me: Ah, e comida??? Comida? Os meus filhos estão habituados a comer de tudo, desde que têm um ano. Coisas mais spicy, coisas estranhas, tudo! Ninguém morre de fome com comida à frente. O importante é não ser rígido em relação a horários e a rotinas. As férias servem para quebrar tudo isso. E desfrutar.
Qual é o vosso próximo destino?
Para já vamos a dois para Itália. Eles ficam porque é uma viagem romântica. O próximo destino a cinco será, em princípio, o Brasil. Já fomos duas vezes com eles e acho que iremos de novo, em breve.
Sue Amado diz
Uauuuu!! Que maravilha, sobretudo a capacidade de prosseguir com os sonhos. Parabéns!!!