Patrícia Papp é brasileira, já morou em Nova Iorque e já viajou pelo mundo. E é mãe. Agora, mora numa chácara: “coisas de mãe, achar que criança tem que pisar na grama”. Mas viaja com eles sempre que pode. Viaja também sem eles, e fica com saudades. “Coisa bem de mãe”, diz ela. “Coisas de mãe” é o nome do blog onde vai escrevendo sobre as suas viagens e partilha muitas dicas com famílias. No regresso de uma viagem de 30 dias com toda a família para a Tailândia e o Dubai acabou por verter num livro toda a sua experiência. O livro Crianças a bordo – Como viajar com os seus filhos sem enlouquecer foi publicado em 2010.
Patrícia Papp
- Profissão: 37 anos
- Profissão: Publicitária
- nº de filhos 2
- idades 9 e 4 anos
- Destino de sonho Grande Barreira de Corais, na Austrália
- Filme preferido
- Livro de viagem preferido Travessuras de uma Menina Má do Mario Vargas Lhosa. Não é um livro de viagens mas passa em diversos destinos.
- blog/sitehttp://coisasdemae.wordpress.com
Quando te falam em viajar com crianças, qual é a primeira coisa que te vem à cabeça?
Descobertas!
O que achas que é o melhor de viajar com os filhos?
Adoro ver o mundo através dos olhos deles, acho incrível como acabamos percebendo detalhes que não teriamos notado sem eles! Gosto do ritmo da viagem, um pouco mais calmo, sem tanta pressa.
E o pior? Ou o mais difícil?
A quantidade de coisas que precisamos ficar atentos. São mais malas, mais passaportes, mais bagagens, mais pedidos nos restaurantes, mais roupa suja…
Qual foi a primeira viagem que fizeste com os teus filhos? Tinham que idades?
Foi para Alagoas quando o Pedro tinha 3 meses!
As viagens são programadas com muita antecedência? Quais são as prioridades e as preocupações tidas em conta no planeamento?
De forma geral planejo com certa antecedência. Não é barato comprar passagens para todos. Muitas vezes viajamos de milhas, para conseguir boas datas e com milhas reduzidas, é preciso emitir com antecedência!
Já viveste algum susto, já houve algum contratempo em viagem?
Já aconteceu mais de uma vez de um dos dois ficar resfriado ou com febre. A única vez que precisei ir ao médico foi na Disney. A Luiza tinha 6 meses, era época da H1N1 e achei melhor acionar o seguro!
Viajavas mais vezes antes de teres filhos? Com que frequência viajas agora?
Não! Continuo viajando bastante. Algumas viagens são mais curtas, dentro do Brasil, outras mais longas. Mas é muito difícil eu fazer um viagem que dure mais do que 20 dias. Não levo eles em todas as viagens. Pelo menos 1 viagem faço só com meu marido.
O que acreditas que vai ficar mais a memória das crianças após uma viagem?
Meu filho tem 9 anos e lembra de alguns momentos de viagens de quando ele era muito pequeno. Da viagem da Tailândia ele tem vários registros, ele tinha 6 anos. Eu tiro muitas fotos e faço albuns, acho que isto ajuda a manter a viagem viva na memória. Mas meu marido sempre fala que mesmo que eles não lembrem, nós vamos lembrar! E isto é verdade. A cada viagem gosto mais de viajar com eles. É um momento de relação familiar muito gostoso, sem o stress e a correria do dia a dia.
Também acho muito importante que eles percebam o mundo e suas diferenças: outras culturas, outras religiões, outros costumes, outros sabores. Isto vai acontecendo pouco a pouco.
Que dica ou conselhos podes partilhar com quem esteja a pensar em viajar com os filhos?
Se você gosta de viajar, não tenha medo de levar seus filhos. Há crianças em todas as partes do mundo e elas tem as mesmas necessidades dos seus filhos. Relaxe, planeje e divirta-se!
Qual é o vosso próximo destino?
Em julho vou fazer uma viagem muito bacana, bem diferente das outras que já fiz! Ainda falta acertar alguns detalhes, mas assim que eu tiver tudo acertado, conto para onde é!
Deixe um comentário