É um privilégio morar numa cidade onde há uma instituição que nos oferece momentos destes. Mais uma vez, no próximo domingo, o Parque de Serralves vai escancarar as suas portas ao público para mais uma Festa do Outono. E mantenha-se o S. Pedro amigo dos festeiros, que a animação é ainda mais garantida. Não é que a chuva, e a perspectiva de alguma lama, fosse suficiente para nos afugentar da festa. Mas com os raios de sol a furar as copas das árvores, as toalhas de pic-nic e as primeiras folhas caídas farão um quadro ainda mais perfeito.
Falhamos o ano passado (houve, não houve?), porque ainda andávamos do outro lado do mundo, mas no próximo dia 6 lá estaremos.
Já passaram dois anos, mas falar à Pikitim da festa do Outono é trazer-lhe à memória a construção do seu primeiro “livro” – quando foi desafiada a fazer desenhos sobre o Outono e a fazer uma decoração para a capa, feita com grãos de terra e de café que ficam agarrados aos traços que desenhou com um tubo de cola. Haveria de repetir a técnica várias vezes, tanto em viagem, como em casa. E é recordar-lhe o “Palhinhas”, o espantalho que construiu com palhinhas soltas e que ainda hoje está em exibição numa prateleira da avó.
Falar da Festa do Outono é ter viva a memória de andar a correr pelos prados, ou à cata de animais. E fazer desenhos e pinturas (com ela, há sempre pincéis e cores nas suas histórias, vamos ver se este ano vai ser diferente). E é ver peças de teatro, momentos musicais e assistir embevecida à performance dos contadores de histórias.
Não sei como vai ser este ano. Já vi no programa que vamos poder aprender a esgadelhar, cardar ou fiar a lã, e que a malta do Mundo Científico continua a assumir a desafio de propôr às crianças e famílias oficinas em que se divertem e aprendem, muito. Li que também vai lá estar a AEPGA – Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, para nos mostrar tudo quanto é possível saber sobre o burro de miranda, ameaçado de extinção (“Conhecer é defender!!”, não podemos estar mais de acordo. E sei que até vamos poder ajudar os responsáveis da quinta de Serralves a garantir a alimentação das galinhas para o próximo ano, participando numa desfolhada bem divertida.
Dizia eu: não sei bem o que vamos fazer este ano. Mas tenho uma certeza: vai ser muito divertido. Das 10h00 às 19h00, entrada gratuita e programa vasto. Toda a informação pode ser consultada no programa que está disponível online, no site de Serralves.
Deixe um comentário