“Mesmo que a nossa casa fique no meio da maior cidade do mundo, no meio de grandes avenidas cheias de carros, há sempre natureza lá fora. Hás sempre céu e estrelas (mesmo que escondidos pelos arranha-céus), nuvens e chuva, árvores e flores, e animais. Muitos animais”.
“Pode parecer-nos que lá fora não está a acontecer nada e que é dentro de cada que tudo acontece; é em casa que temos os livros, a televisão, os computadores, as consolas, os filmes… Mas talvez não seja bem assim! Se prestares um pouco mais de atenção – e talvez seja uma atenção diferente daquela que usas quando estás a ver televisão ou a jogar computador – vais aperceber-te que lá fora está tudo a acontecer: a terra a girar, as nuvens a mudar de sitio, as plantas a nascer e a morrer, os animais nos seus rituais…”
E agora digo eu: podem parecer frases La Palisse, daquelas que não surpreendem, das que pensamos não trazer alguma novidade. Puro engano. Estas frases são pura sabedoria. São algumas das frases que abrem as primeiras páginas da mais recente livro da sempre surpreendente editora infantil Planeta Tangerina : “Lá Fora”.
As palavras, as frases, as ilustrações do “Lá Fora”, podem ser uma pedrada no charco, porque são certeiras. E que, vos garanto, vai fazer milagres não só pela filharada que se esparrama no sofá a jogar nos tablets e nas consolas. Vai fazer milagres também pelos próprios pais. Eu, pelo menos assim me confesso: rendida. E com vontade de sair rua fora, a enfiar o nariz no chão à procura de pegadas. Ou atirar o pescoço para trás e apontar o olhar para o céu, e procurar as estrelas. E borboletas.
Não conheço o ilustrador Bernardo P. Carvalho de lado nenhum. Mas até parece que conheço, porque foi ele quem ilustrou um dos primeiros livros que a Pikitim guarda e recorda – o “Pê de Pai”. As outras autoras, Maria Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário, são as biólogas que durante mais de dois anos andaram a trabalhar neste projeto. São pessoas a quem, eu agradeço muito, mesmo não a conhecendo de lado nenhum.
Porque elas escreveram o guia que eu gostava de ter tido quando fizemos a nossa volta ao mundo em família. Porque as palavras e as explicações delas me ajudariam a estar mais atenta e a melhor responder às perguntas que a Pikitim me fazia em catadupa – na Austrália, ai que jeito que me daria um Guia de Campo deste género!!
Aquela viagem já é passado, e este Lá Fora é um Guia de Campo para o nosso território, integralmente português. E porque não é preciso ir para a Austrália procurar koalas e cangurus para ter uma aventura de descoberta, e porque podemos fazê-lo à porta de casa. Lá Fora. A Pikitim achou o livro genial. Eu também.
Algumas páginas deste fantástico livro.
Páginas inspiradoras.
Páginas explicativas
E Páginas – enciclopédia
Um livro muito bem conseguido. Parabéns, Planeta Tangerina!
Deixe um comentário