A seis meses da partida, nasce a faceta digital do projeto Diário da Pikitim – volta ao mundo em família, espaço que permitirá aos amantes das viagens da lusofonia acompanhar a viagem à volta do mundo que a jornalista Luísa Pinto, o cronista e fotógrafo de viagens Filipe Morato Gomes e a filha de ambos, com quatro anos e meio, efetuarão a partir de janeiro de 2012. Em bebé, os pais chamavam-lhe, carinhosamente, Pikitim, alcunha que dá origem ao nome do projeto.
Desde o nascimento da pequena Pikitim que o pai Filipe Morato Gomes, inspirado pela sua primeira volta ao mundo solitária, efetuada numa época em que não havia ainda Pikitim, vinha dizendo que “qualquer dia” haveriam de viajar todos, em família, por um longo período de tempo. A ideia foi, aos poucos, amadurecendo e o momento é, pois, agora. Antes da escola primária.
A mãe Luísa Pinto também gosta de viajar. Juntos, já percorreram geografias tão diversas como o Rajastão indiano, as águas azul-turquesa das Maurícias, a arquitetura persa das cidades iranianas, as areias dos Lençóis Maranhenses, a magia serena do Laos, as planícies de sal da Bolívia ou o clima incerto do arquipélago dos Açores, entre muitos outros destinos mundo fora. Como é natural, depois do nascimento da pequena Pikitim as viagens têm sido mais curtas e escassas, facto que se quer mudar radicalmente com a concretização desta volta ao mundo. O momento é, pois, também, agora.
Numa primeira fase, partilharemos informações práticas relacionadas com o planeamento de viagens com crianças, da bagagem às questões de saúde, passando pelos locais a visitar ou o tipo de alojamento a escolher. Para descomplicar. A partir de janeiro de 2012, escreveremos regularmente crónicas de viagem sobre a nossa experiência, e também artigos relacionados especificamente com questões da educação e da parentalidade no quotidiano de uma família na estrada. Para mostrar que viajar com crianças é possível e desejável.
Faltam, pois, seis meses para o embarque rumo ao sudeste Asiático, primeira paragem no itinerário previsto. Ainda há muito que trabalhar e planear até esse dia, mas o Diário da Pikitim começa hoje a ser escrito. Estão todos convidados para nos acompanharem nesta grande epopeia em família.
Filipe Morato Gomes diz
Sejam bem-vindos a este espaço.
Paulo Santos diz
Olá Filipe!
Ouvi-o no programa Mais Cedo ou Mais Tarde, e lembro-me que na altura falou neste projecto! Fiquei logo de orelha no ar, e agora posso finalmente ver do que se trata, e, melhor que isso, acompanhá-lo!
Tudo de bom na preparação desta aventura! Força! 🙂
Luciana Moraes diz
Oi Filipe,
Vi alusão a este projecto num post teu no facebook e vim ver do que se trata.
Projecto maravilhoso!
A vossa Pikitim terá certamente uma riqueza cultural única no fim da viagem.
Que tudo corra bem. Vou ficar atenta.
Beijinhos à Luisa e vossa Pikitim.
Sónia Serodio diz
Boas Família Pikitim!!
Sem dúvida um projecto maravilhoso e não posso deixar de dizer muito ambicioso…
O que vão fazer com a vossa pequena Pikitin é de tal forma valioso para o crescimento dela que não há herança, por mais valiosa que seja, que iguale o que lhe vão proporcionar. Muitos Parabéns
Que tudo corra pelo melhor, claro que vou seguir de perto as vossas aventuras.
Bjs aos três.
Sara Ezequiel diz
Filipe e Luísa
Que fabulosa prenda que vão dar à Pikitim!
Ainda hoje recordo as viagens que fiz com os meus pais quando tinha a mesma idade dela, pequeninas em relação à vossa aventura, mas tão grandes para a construção do que sou hoje.
Beijinhos grandes e que seja possivel voltarmos a estar juntos quando voltarem da vossa “volta”. Talvez francesinha? ou sardinhas? ou aquele fabuloso sushi???
Um abraço dos amigos,
Sara Ezequiel e Rui Cruz
Filipe Morato Gomes diz
Obrigado a todos pelas palavras de incentivo. Sim, de certeza que vai ser uma experiência única para todos. Nós vamos dando notícias. 🙂
Grande abraço,
Filipe
Sofia Désirat diz
Bom dia,
Vi ontem um notícia sobre a vossa aventura e fiquei maravilhada. Vou acompanhar a vossa viagem e acredito que será uma experiência inesquecivel para a vocês e a vossa filha.
Beijos,
Sofia
Sílvio Horta diz
Cara família mas que projecto maravilhoso! Gostava de fazer algo parecido. Espero que corra tudo bem e que aproveitem imenso! Aproveito para pedir que escrevam muito para nós, público, ficarmos com inveja vossa!
Ana Isabel Rodrigues diz
Viajo contantemente, pelo menos em espírito. Mostrar mundo através das viagens é um legado imensurável que podemos deixar aos nossos filhos. Vou acompanhar o v/projecto do princípio ao fim, não apenas a nível pessoal, mas também em termos profissionais. Como professora de turismo, este é um projecto acompanhar em aula, por todas as suas dimensões. Obrigado pela vossa fonte inspiradora. Afinal quando viajamos percebemos que não existem fronteiras, apenas nas nossas cabeças. Todos choramos, rimos, abraçamo-nos, partilhamos emoções, vivemos. Todos.
Ana Isabel Monteiro Duarte diz
Olá, família!
Parabéns pelo projecto. E, deixem-me que vos diga: que inveja! 🙂
Eu e o meu marido adoramos viajar, mas somos uns amadores frente a tal família.
Fizemos algumas viagens de mochila às costas e sempre dissemos que quando tivessemos filhos queriamos viajar com eles, mostrar-lhes o mundo, novas culturas, diferentes realidades. Penso que é a melhor maneira de conhecer o Mundo e a Humanidade.
Agora que já temos um pequeno rebento com 11 meses, ansiamos pela oportunidade de partir com ele numa aventura.
Boa viagem e mais uma vez parabéns.
Gonçalo e Pedro Teixeira diz
Olá Pikitim e pais,
Descobrimo-vos através de uma revista do JN, quando estávamos de férias no Algarve. Mas que viagem fasntástica!!! Desejamos que corra tudo bem e que a prima da nossa priminha conheça muitos e muitos lugares bonitos com imensos animais.
Um abraço e boa viagem.